Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 28 de junho de 2011

Medindo a velocidade do som, na Escola. E. M. Otávio Manoel Anastácio

   À tarde dos alunos da 8° série do colégio do bairro Jardim Cibele foi diferente nesta quarta-feira.  Sem poder desenvolver seus trabalhos no colégio Maria Garcia Pessi as bolsistas Digiane, Francisca, e Rosana juntamente com o professor Rodrigo realizaram a prática com o osciloscópio para a turma  da 8° serie. Em primeiro lugar foi explicado á eles o que é um osciloscópio, como ele funciona e para que serve. Em seguida, foi realizada a prática “medindo a velocidade do som”, o que despertou bastante interesse dos alunos.                   
  Com um objeto qualquer o aluno produzia um som que era captado por dois microfones posicionados cerca de 0,90 cm um do outro. O sinal elétrico capturado era representado pelo osciloscópio por duas ondas, uma de cada microfone.  Desta forma, foi possível  determinar o tempo  de propagação do som entre os dois  microfones  e em seguida  calculou-se  a  velocidade.
  Segue abaixo as fotos.


  Com o osciloscópio também foi possível determinar o tipo de voz de cada aluno. Normalmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som com baixa frequência (maior comprimento de onda) é dito som grave e o som com alta freqüência (menor comprimento de onda) é dito som agudo.
   Abaixo está a tabela com a frequência de voz de cada aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário