Visualizações de página do mês passado

domingo, 4 de dezembro de 2011

II Encontro de Iniciação à Docência do IF-SC


Nos dias 02 e 03 de dezembro aconteceu, no Balneário Arroio do Silva, o II Encontro de Iniciação à Docência do IF-SC. O encontro teve a  participação de quase todos os bolsistas PIBID do IF-SC, do qual fazem parte licenciando dos campi Araranguá, Jaraguá do Sul e São José , além de professores supervisores de escolas estaduais e municipais de ensino, vinculadas ao programa.
Neste encontro foi apresentado pelos bolsistas do colégio Maria Garcia Pessi um banner sobre a utilização do osciloscópio e algumas práticas realizadas com a utilização do equipamento.

 Abaixo segue algumas fotos:












quinta-feira, 10 de novembro de 2011

IV JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REGIÃO SUL

Os bolsistas Rafael e Digiane participaram da IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, realizada pelo Instituto Federal Catarinense em Blumenau nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Os bolsistas apresentaram o trabalho  que está sendo desenvolvido no colégio Maria Garcia Pesi,que é a utilização do osciloscópio como uma ferramenta para o estudo de cinemática. O trabalho desenvolvido com osciloscópio ficou em primeiro lugar como instrumento didático para o ensino de física.
Abaixo está a foto dos bolsistas.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Transmissão via satétite

Nesta quinta feira dia 06 de outubro os bolsistas Rafael e Juliane foram até a escola Jardim Sibele apresentar para os alunos da 8°série do turno da manhã a experiência  que mostra como ocorre uma transmissão via satélite.Primeiramente foi explicado o que é um satélite e em seguida foi feita a prática.
Segue abaixo uma foto da aula.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Programa Modellus 4.01


  Os alunos do primeiro ano noturno neste dia 27/09/201, aprenderam a fazer gráficos de exercícios sobre MRU e MRUV. O programa para a construção dos gráficos é chamado Modellus 4.01 o qual foi apresentado pela Bolsista Francisca que também auxiliou o professor Rodrigo durante a aula, na sala de informática. 
Abaixo estão algumas fotos:





Movimento sobre a ação da gravidade II

Nesta terça feira dia 27/09/11 as 3 turmas do 1° ano matutino  tiveram aula  em Power point  do movimento sobre a ação da gravidade,  aula feita pelas bolsistas Digiane e Rosana,  nesta aula   o professor Rodrigo explicou para os alunos  como ocorre uma transmissão via satélite .Também foi utilizado o experimento desenvolvido pelos bolsistas Rafael e Juliane.


sábado, 17 de setembro de 2011

IV Encontro Estadual De Ensino De Física -RS

 Nos dias 15 a  17 de setembro aconteceu  o IV Encontro Estadual de Ensino de Física em Porto Alegre no Instituto Física, UFRGS. Neste encontro os bolsistas da Capes, Rosana, Juliane, Francisca, Digiane e Rafael que trabalham no colégio Maria Garcia Pessi, desenvolvendo práticas com o osciloscópio presentaram um banner sobre o trabalho que esta sendo desenvolvido no MGP, além de participarem de minicursos e conferencias.
 Abaixo está o banner da apresentação.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aula sobre MRU e MRUV



Nesta terça - feira foi realizada a aula sobre MRUV e MRU para os alunos do 1º ano do período da manhã. Foram dados os conceitos sobre MRU e MRUV e explicado as formulas destes dois movimentos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Medindo a aceleração da gravidade

Nesta terça-feira dia nove de agosto  os alunos do 1° ano noturno  mediram a velocidade do som   através do osciloscópio  e também aprenderam  sobre a  gravidade por meio do experimento  desenvolvido pelos  bolsistas  Juliane e Rafael. Estava presente nesta noite a orientadora do núcleo pedágogico do MGP a Karem, que inclusive participou de um dos experimentos realizados na aula prática.
Abaixo está o experimento desenvolvido para medir a aceleração da gravidade.



Primeiramente foi medido a velocidade do som onde, o aluno se aproximava do osciloscópio e ao fazer um barulho perto dos microfones instalados no osciloscópio o som produzido  era capturado em formas de ondas  pelo aparelho e através dos picos destas ondas  foi possível medir a velocidade do som.  E também através do osciloscópio  foi medida a freqüência da voz de cada aluno.
Abaixo estão as fotos desta  prática. Nesta primeira foto está a Karem medindo a frequencia de sua voz.



 

Para medir a aceleração da gravidade o aparelho desenvolvido foi instalado no osciloscópio e quando soltado a bolinha de cima do aparelho os sensores instalados mediam o tempo de passagem da bolinha entre os dois sensores,  transmitindo as informações para o osciloscópio que recebia  em formas de impulso elétrico . Através dos dados coletados foi calculado a aceleração da gravidade
Abaixo estão as fotos.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Calculando a aceleração da gravidade


Nesta terça - feira foi realizado com as 3 turmas do primeiro ano  a prática que explica a gravidade. Os alunos se dividiram em grupos de cinco para realizarem o experimento e retiraram os dados, para desta forma fazer o calculo da gravidade.
Para realizar a prática o aluno soltava a bolinha de cima do experimento  onde os sensores instalados mediam o tempo de passagem da bolinha entre os dois sensores,  transmitindo as informações para o osciloscópio que recebia  em formas de impulso elétrico . Através dos dados coletados foi calculado a aceleração da gravidade.

Abaixo estão as fotos:





segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Medindo a velocidade do som

Nesta segunda-feira foi realizada a experiência medindo a velocidade do som através do osciloscópio, com as 2 turmas do 1ºano do período da manhã . Estavam presentes nesta manhã os bolsistas Rafael e Juliane, juntamente com a professora responsável pelas aulas desta turma à professora Sandra. O Experimento foi muito bem recebido e ouve um envolvimento entre os alunos e a prática.
Primeiramente foi calculada a velocidade do som, onde os alunos  faziam  um barulho perto do microfone  e o som era recebido em formas de onda  pelo osciloscópio e através do pico das ondas foi possível  calcular a velocidade do som. Também foi  medido através do osciloscópio a frequência da  voz dos alunos .

Abaixo estão as fotos da prática




terça-feira, 28 de junho de 2011

Medindo a velocidade do som, na Escola. E. M. Otávio Manoel Anastácio

   À tarde dos alunos da 8° série do colégio do bairro Jardim Cibele foi diferente nesta quarta-feira.  Sem poder desenvolver seus trabalhos no colégio Maria Garcia Pessi as bolsistas Digiane, Francisca, e Rosana juntamente com o professor Rodrigo realizaram a prática com o osciloscópio para a turma  da 8° serie. Em primeiro lugar foi explicado á eles o que é um osciloscópio, como ele funciona e para que serve. Em seguida, foi realizada a prática “medindo a velocidade do som”, o que despertou bastante interesse dos alunos.                   
  Com um objeto qualquer o aluno produzia um som que era captado por dois microfones posicionados cerca de 0,90 cm um do outro. O sinal elétrico capturado era representado pelo osciloscópio por duas ondas, uma de cada microfone.  Desta forma, foi possível  determinar o tempo  de propagação do som entre os dois  microfones  e em seguida  calculou-se  a  velocidade.
  Segue abaixo as fotos.


  Com o osciloscópio também foi possível determinar o tipo de voz de cada aluno. Normalmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som com baixa frequência (maior comprimento de onda) é dito som grave e o som com alta freqüência (menor comprimento de onda) é dito som agudo.
   Abaixo está a tabela com a frequência de voz de cada aluno.



Manhã do osciloscópio na Escola. E.M.Otávio Manoel Anastácio

    Nesta manhã de quarta-feira dia 28/06/2011 devido a greve dos professores e por este motivo  os  bolsista  do Pibid , Juliane e  Rafael, estarem  impossibilitados de  realizarem  seu trabalho  no MGP, foram  juntamente com o professor Rodrigo  visitar a escola  Otávio Manoel  Anastácio  ,onde foi apresentado para os alunos da 8° série  o osciloscópio e explicado para eles como funciona  o aparelho .
  Com o osciloscópio e dois microfones distanciados um do outro, ao realizarem a prática conseguiram determinar a diferença de tempo que o som leva para passar entre dois microfones e através da formula V=d/t aprenderam a calcular a velocidade do som.

Abaixo estão as fotos da prática realizada com o osciloscópio.





segunda-feira, 30 de maio de 2011

Demonstração na Escola Apolônio do Trabalho Realizado no MGP


  Segunda-feira  no periodo da manhã , devido  a greve dos professores  do Maria Garcia Pessi e desta forma os bolsitas do PIBID estarem  impossibilitados  de realizarem trabalhos  nesta  instituição, os  pibidianos   Juliane e  Rafael  juntamente  com o professor Rodrigo foram a escola Apolônio do Arroio do Silva  com o objetivo de demostrar para os alunos o trabalho  que esta sendo realizado  no Maria Garcia Pessi .Os Pibidianos levaram o osciloscópio e realizaram com os alunos  do primeiro ano a experiencia medindo a velocidade do som.
 O professor Rodrigo  e os bolsistas  foram muito bem recebidos  na escola  e os alunos  se envolveram na pratica  do experimento, e aprenderam desta forma os conceitos fisicos envolvidos.
Segue abaixo as fotos:



               


 




   

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Choque de ciência

Na manhã de sexta-feira dia 13 os alunos da 8° série, 2° ano 3 e 3° ano 1 vieram ao IF-SC juntamente com o professor Rodrigo prestigiar o evento “Choque de ciência “,realizado pelos alunos do 3°módulo de Física .  Onde foram apresentados vários experimentos e os alunos poderão interagir, realizando-os. Ao apresentar as experiências os acadêmicos debatiam os conceitos de química e física que estavam envolvidos, assim os alunos do MGP e também alunos de outras escolas se divertiram e  aprenderam ao mesmo  tempo.
Segue abaixo duas fotos  do evento.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

1° Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC


         Ocorreu terça-feira dia 26 de abril de 2011 o 1° Seminário de ensino, pesquisa e extensão no auditório do IFSC campus  Florianópolis.
         Estavam presentes neste dia os coordenadores do Pibid campus São José, Araranguá e Jaraguá do Sul, juntamente com seus alunos “Pibidianos”. Foram debatidos neste encontro vários assuntos. Entre eles pontos positivos do projeto; onde foi mencionado que o programa  Pibid possibilita ao docente uma formação diferenciada e isso acarretará um diferencial em sala de aula desses futuros professores que hoje fazem parte do Pibid. Também foram mencionados os pontos negativos, entre eles está o desafio que os estudantes  que participam do Pibid enfrentam para conseguir adaptar suas atividades e pesquisas ao calendário  da escola no qual estão inseridos.

  Abaixo está o banner da E.E.B Prof.ª Maria Garcia Pessi exposto no seminário, este foi confeccionado pelas alunas: Digiane, Francisca e Juliane.