Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aula Experiências - Óptica - 21/09/10. 2º Ano 08

Ilusão de Óptica - "Pássaro na Gaiola."
A ilusão de óptica ocorre pois a informação que vem dos nossos olhos têm de ser processada pelo cérebro para correlacionarmos o que vemos com o mundo que nos cerca. O que acontece normalmente é que tanto a captação da luz quanto o seu processamento não são perfeitos. A disparidade entre o percebido e o real é chamada de ilusão de óptica.




Disco de Newton- "Luz branca é uma mistura de todas as cores."
Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores.
Ao girar o disco de Newton, as cores misturam-se para formar o branco - a mistura de todas as cores.
O disco de Newton, pintado com as mesmas cores que compõem o espectro de luz branca, adquire quando girado velozmente e recebendo uma iluminação intensa, uma cor uniformemente branca. À medida que aumenta a velocidade do disco, as cores vão-se somando, o matiz geral aparece acinzentado e, finalmente, só se observa um círculo uniforme esbranquiçado.


Apresentação da experiência "Arco-Íris em um copo de água"


O copo d'água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, você vai ver as cores separadas ou um arco-íris.


Experiência - "Lápis quebrado"
O lápis ele apenas parece estar quebrado porque as ondas de luz refletidas do lápis são curvadas conforme elas passam da água para o ar. Isto acontece porque um feixe de luz, incidindo obliquamente, muda de direção quando passa de um meio transparente para outro transparente que apresenta velocidade da luz diferente do primeiro meio. Este desvio que a luz sofre é o fenômeno da refração.


Alunos trabalhando na experiência da "Câmara escura"
Segundo os princípios da óptica geométrica, os raios de luz se propagam em linha reta. Na câmara escura, todos os raios de luz que são emitidos pelo objeto a ser projetado, passam através de um pequeno orífício e atinge o aparato no interior dela. Assim sendo, a luz que sai do ponto mais alto do objeto atingirá o aparato no ponto mais baixo da imagem projetada, formando uma imagem invertida.
















Não era isso que vocês tinham em mente ? Então comentem o que vocês pensavam o que ocorria em suas experiências !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário